Faça a sua encomenda de chocolates de Natal agora! ENVIO GRÁTIS em compras iguais ou superiores a 100€

Tipos de Chocolate

Conhece toda a variedade de chocolate que existe no mercado? São imensas as variedades, origens e qualidades desta iguaria milenar mas há 4 tipos de Chocolate que se destacam e aqui falamos um pouco mais sobre eles, para que na hora de comprar faça a escolha mais certa para si!

Chocolate Negro ou Amargo

O chocolate Negro

Chocolate amargo (também chamado de chocolate preto, negro ou puro é um tipo de chocolate feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias. Tem como característica possuir pouco açúcar e as melhores versões para aqueles que querem sentir o sabor do verdadeiro chocolate são as que têm mais dde 70% de Cacau.

No chocolatespersonalizados.pt a versão de Chocolate Negro que utilizamos tem sempre 70% ou mais de Cacau e também pode encontrar em variantes com Menta, Café ou Framboesa.

Estudos comprovam que os chocolates escuros combatem a hipertensão de intensidade média, devido ao seu consumo diário reduzir os níveis da pressão arterial. Destes chocolates, o amargo é que traz os melhores resultados, tendo mais flavonoides que quaisquer outros alimentos ricos em antioxidantes, como o chá verde e preto ou mesmo o vinho tinto.

Pesquisas coordenadas pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague e publicadas pela International Journal of Obesity comprovaram que o chocolate amargo também é excelente para o controle da massa corporal, uma vez que aumenta a sensação de saciedade.

É também o chocolate com a coloração mais escura de todas as variedades existentes.

Chocolate de Leite

O chocolate de leite resulta de uma preparação que leva pasta de cacau (fonte do chocolate negro) – em proporções menores a 50% da composição da receita –, manteiga, leite (em pó ou natural) e açúcar. Essa mistura garante a este tipo de chocolate uma coloração castanha mais clara, textura cremosa e um sabor mais adocicado, que agrada boa parte dos paladares.

No aspecto nutricional, o chocolate ao leite é uma receita com maior teor de gordura e açúcar, ingredientes necessários para produzir o seu sabor e características visuais. 

É o chocolate mais comercializado e aparece em muitas variedades como os Bombons, Sobremesas, Tabletes de Chocolate com misturas como Frutos Secos, Amêndoas, Avelãs, Bolacha, Morango, Caramelo... a sua utilização é infindável e é sem dúvida, a variedade mais consumida no mundo!

No chocolatespersonalizados.pt pode encontrar Chocolate de Leite nas Mini Tabletes, Bombons e nas Tabletes com Amêndoas, Avelãs, Praliné, Caramelo e também em opções mais saudáveis para Diabéticos, por exemplo.

Chocolate Branco

O chocolate branco é um dos tipos de chocolate que, apesar de não ter a coloração característica do cacau, também pode ser classificado nesse grupo alimentar pela ANVISA por concentrar na sua receita a manteiga de cacau (ao invés das sementes de cacau). Ele é preparado também com leite e açúcar, características que elevam a sua concentração de gordura e valor calórico.

Apesar disso, é o tipo de chocolate com sabor mais suave e agradável, tornando-se num dos favoritos de quem valoriza o paladar mais doce.A sua textura também costuma ser mais cremosa do que a encontrada nas opções ao leite e a sua coloração é sempre branco pérola.

Esta variedade de Chocolate é muito utilizada para recheio de Bombons e pode ser também encontrada em Tabletes com outros sabores como Avelãs, Coco, Bolacha, Framboesa, alguns deles também disponíveis no chocolatespersonalizados.pt 

O surgimento do chocolate branco é contestado por algumas partes, pois existem relatos que um norte-americano de New hampshire, arriscou a fabricar o doce após ter observado o produto na Europa logo depois da Primeira Guerra Mundial. Por outro lado, a Walter Baker & Company (indústria norte-americana da área alimentícia) publicou uma receita de “tabletes de baunilha” em 1913. Alguns anos depois, esta receita foi rebatizada de “chocolate branco”. Já a empresa Nestlé afirma ter fabricado as primeiras barras do chocolate em sua fábrica na Europa, na década de 1930.

Chocolate Ruby

Chocolate Ruby é um chocolate naturalmente rosa, lançado pela empresa belga-suíça Barry Callebaut, em 2017. Este chocolate é produzido com grãos de cacau especiais que possuem um tom rosa claro natural. Estes grãos são cultivados na Costa do Marfim, no Equador e no Brasil.

O sabor do chocolate ruby é muito diferente dos demais tipos de chocolate, pois é suave e lembra frutos silvestres. 

O chocolate ruby é o quarto tipo natural de chocolate juntamente com o chocolate amargo, chocolate ao leite e o chocolate branco. A inovação já foi premiada nos Estados Unidos e Oriente Médio e destaca-se como uma grande tendência na confeitaria, principalmente para o público jovem.

Os métodos de produção do chocolate ruby são mantidos em segredo comercial, mas especialistas acreditam que é produzido com grãos de cacau naturalmente rosados e não fermentados. Este chocolate contém um mínimo de 32,5% de sólidos de cacau, 26,3% de leite e 35,9% de gordura (manteiga de cacau).

O cacau que é fruto do cacaueiro, possui grãos geralmente de polpa branca com sabor amargo que são fermentados para desenvolver o sabor e a tonalidade marrom escura. Estes grãos fermentados são torrados, descascados e moídos para produzir os nibs de cacau, compostos de sólidos de cacau e manteiga de cacau. Os nibs de cacau são transformados numa pasta (licor de cacau) que é pressionada para remover a maior parte da manteiga de cacau (em inglês: cocoa butter e em francês: beurre de cacao) que é usada na fabricação do chocolate.

O chocolate ruby é um produto produzido sem adição de corantes. É um produto distinto das coberturas de alta qualidade produzidas com chocolate branco ou manteiga de cacau e morango pela Callebaut e Valrhona.

Esta variedade de chocolate por ter uma coloração mais feminina aparece no chocolatespersonalizados.pt como sugestão para o Dia da Mulher, Dia da Mãe e outras celebrações mais ligadas à Mulher, muito embora seja uma opção para qualquer bom apreciador de chocolate!

Fonte: Wikipedia

×